sexta-feira, agosto 30, 2013

Blow Your Speakers: Ocean Grove


Gênero: Rock alternativo
Membros: Greg Garbowsky, Jack Lawless e John Taylor
Onde encontrar: http://oceangroveband.com


Com um pouco de rock, surf music e influências em Beatles, a Ocean Grove consegue surpreender com a sua versatilidade musical!

A banda americana que nasceu por acaso está ganhando cada vez mais espaço na indústria. Originalmente chamada Bulldozer, a Ocean Grove existe desde 2009, mas só ganhou suas primeiras músicas originais em junho de 2010 porque questões pessoais sempre entravam na frente do projeto (como o problema alcóolico do vocalista John Taylor ou o casamento do baixista Greg Garbo). Mas assim que os quatro membros da época se juntaram em New Jersey para trabalhar no primeiro EP do grupo, nasceu o Little Record (2011). As primeiras músicas foram gravadas num pequeno estúdio em New Jersey e o novo nome da banda foi dado graças ao fato dos rapazes terem se hospedado na praia Ocean Grove durante o processo de gravação.

Formação original da Ocean Grove: Greg, John, Ryan e Jack (da esq. pra dir.)

Um fato interessante sobre o grupo é que todos eles são integrantes da banda de apoio dos Jonas Brothers. Greg (baixo), Jack (bateria), John (guitarra e vocais) e Ryan (teclados) se conheceram depois de contratados pelo trio de rapazes do pop rock em 2006. Eles logo se tornaram amigos quando tiveram suas vidas mudadas e foram obrigados a viajar pelo mundo juntos. Essa proximidade resultou numa sintonia musical única que os fez formar a banda. Primeiro veio o Little Record e mais tarde chegou o Another Place To Stay (2011). No começo do projeto o grupo teve apoio do site de entretenimento Cambio e também de vários amigos, como os próprios Jonas Brothers. A primeira turnê cruzou os Estados Unidos, logo sendo seguida por turnês abrindo shows de He Is We, Nick Jonas and The Administration (que passou no Brasil), Voxhaul Broadcast e Robert Schwartzman. Uma banda independente nem sempre faz sucesso imediato e esse foi o caso da Ocean Grove. Mas de show em show eles conquistaram um público maior do que a fanbase dos Jonas Brothers.

Em 2012 a Ocean Grove perdeu um membro. Ryan Liestman (que vem a ser o tecladista mais lindo do mundo na opinião desta que vos escreve) saiu da banda por não ter o tempo necessário pra se dedicar ao projeto. Ryan tinha os Jonas Brothers, seus projetos solo de produção musical e uma família. Tendo que escolher entre ter tempo para sua esposa e filha ou voar para a Califórnia para gravar o primeiro álbum da banda, ele não pensou duas vezes. Assim a banda ficou sem um tecladista, mas não parou. Durante a turnê dos Jonas Brothers pela América Latina, Outsider (2013), o terceiro EP do grupo, foi divulgado e infelizmente não alcançou o mesmo sucesso dos anteriores. O grupo (que agora conta apenas com Greg, Jack e John) parecia ter perdido a mão do seu estilo tão descolado e diferente. Mas foi apenas um engano.


O primeiro álbum, Human Race, foi disponibilizado a pouco e já faz sucesso. A energia e o toque de roqueiro/praieiro estão de volta! Dessa vez com a qualidade de uma produção em um estúdio profissional e com participação ilustre de Paris Carney (esposa de Greg e backing vocal dos Jonas Brothers). Muitos não sabem, mas Human Race só existe graças aos fãs. Uma conta no kickstarter foi aberta para levantar dinheiro para a produção do álbum. Então nós, fãs que ajudamos com o que podíamos no kickstarter, somos os verdadeiros responsáveis por essa produção, e ninguém mais. Inclusive um show numa house party em Minas Gerais foi feito em agradecimento à doação dos fãs brasileiros em 2013. Esperamos que essa não tenha sido a última vez que a Ocean Grove deu as caras por terras tupiniquins num show só deles. Mal posso esperar para ouvir minhas Giving Up The Ghost e Bright Ideas ao vivo!

Pra quem não conhece nadinha do som dos rapazes, #fikdik: Giving Up The Ghost, I Want You In Love, The Best, Away e We're Still Breathing são as melhores em minha humilde opinião.

Ocean Grove abrindo o show da banda Nick Jonas and The Administration em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário