quinta-feira, agosto 15, 2013

World Youth Day 2013

Tem coisa melhor do que acordar às cinco da manhã e partir de Belford Roxo para Copacabana por uma semana? Provavelmente tem, mas eu não ligo! A Jornada Mundial da Juventude (ou World Youth Day) conseguiu me deixar a todo vapor.


A primeira jornada aconteceu na década de 80, quando o falecido Papa João Paulo II teve a ideia de criar um evento que unisse os jovens da igreja. Começou como um dia do ano em que todo mundo ia pra Praça de São Pedro comemorar a juventude da igreja. Até aí era só um dia comum na Praça de São Pedro. Mas o evento cresceu, a juventude dentro da igreja aumentou e a coisa se tornou isso que é hoje: Uma semana de peregrinação, organizada de três em três anos em países de todo o mundo. Pessoas compareceram de todos os cantos para prestigiar a linda festa.

A jornada desse ano foi no Rio de Janeiro (entrando na América Latina pela primeira vez!), aconteceu entre 23 e 28 de julho, contou com a visita de três milhões e meio de pessoas e foi a segunda maior jornada, ficando atrás apenas das Filipinas. Haja atividade para espalhar esse povo pela cidade! Junto com a jornada vem o Festival da Juventude, que organiza shows e atividades em diversos locais da cidade sede. O palco montado na Lapa estava super animado, além das atividades na Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista e tantas outras espalhadas pela cidade.

Feira Vocacional!

Dentre tantos momentos lindos e emocionantes de fé, podia-se ver claramente que o Papa Francisco I estava mais do que satisfeito com sua primeira visita ao nosso país. Em seus discursos (que começavam em português e terminavam em espanhol) ele sempre se emocionava e falava alguma coisa referente à realidade brasileira, fosse uma piada ou uma crítica política disfarçada. As missas e catequeses foram emocionantes e também uma incrível oportunidade de fazer amizades do mundo inteiro. Eu conheci pessoas de vários países e me arrisquei em várias línguas, sendo que eu só domino o português e muito mal o inglês.

Um dos pontos fortes das jornadas é a peregrinação. O maior evento da semana é a vigília que termina com uma missa celebrada pelo papa, fechando a festa católica. A vigília do Rio estava programada para acontecer em Pedra de Guaratiba, no Campus Fidei que foi preparado pela igreja apenas para essa atividade. Infelizmente o tempo louco da minha cidade não permitiu e o evento foi transferido às pressas para a praia de Copacabana, onde o frio não deu trégua. Metade das atividades que deveriam durar uma noite inteira foram canceladas pelo fato de Copacabana ser um bairro comercial. A recomendação da prefeitura e da própria organização da jornada foi que as pessoas fossem para suas casas e alojamentos e voltassem apenas de manhã, mas isso não aconteceu. Além de a vigília ser o mais esperado dos eventos, há pessoas que chegam na cidade só para a mesma e não tem alojamento. E foi assim que três milhões e meio de pessoas dormiram na areia gelada de Copacabana. Mas lhes conto que valeu a pena cada segundo da noite gélida. Só de lembrar de todas aquelas bandeiras ao vento as lágrimas começam a tentar me invadir os olhos.

As ruas foram fechadas na cidade desde a Central até Copacabana para que a tradicional peregrinação pudesse acontecer.

Estava frio, mas nós sobrevivemos!

Todos sabemos que o Rio de Janeiro está vivendo uma situação pra lá de delicada atualmente e durante a jornada não poderia faltar o tão bom e velho protesto! Agora taquem-me pedras, mas eu preciso dizer. Metade dos manifestantes só estava ali para ser do contra e a outra metade era desinformada. Sim, é verdade. Afinal o dinheiro da jornada não partiu do governo e qualquer pessoa que gasta cinco minutos para visitar o site oficial saberia disso. Não vou entrar em detalhes aqui, mas queria deixar clara a minha opinião nesse tópico.

A manhã chegou e com ela veio o Papa! Quando o último dia de jornada chegou todos estavam ansiosos. No fundo já sabíamos, mas queríamos ouvir da boca de Francisco a tão esperada notícia. Era hora de dizer onde será nosso próximo encontro. Ele celebrou a missa, o arcebispo do Rio Don Orani fez um belo discurso de despedida e então chegou o momento tão esperado. Todos vibraram quando o santo padre deu a boa nova à Polônia. #Krakow2016, lá vamos nós!

Se no Rio de Janeiro que é enorme todas as confusões possíveis se instalaram, imagina na menor cidade da Polônia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário