quarta-feira, setembro 11, 2013

Bienal do Livro 2013

Chegou a melhor época do ano!


Pelo menos uma vez a cada dois anos nós, leitores anônimos insaciáveis, podemos gritar nossa paixão pro mundo em meio a pessoas tão viciadas por leitura quanto nós. Eis a Bienal do Livro 2013!

A Bienal desse ano com certeza valeu o aumento do ingresso. Os pavilhões verde, azul e laranja estavam mais que lotados (especialmente nos fins de semana), mas mesmo assim foi possível participar de tudo que eu planejei participar. Na verdade os estandes não estavam tão bem distribuídos quanto na edição de 2011, mas isso ocorreu apenas porque havia muito mais estandes dessa vez. O Riocentro realmente estava abarrotado de expositores. O estande da Saraiva era duas vezes maior que a megastore do centro da cidade e eu dei voltas e voltas nas passagens lotadas, cada vez mais maravilhada com a variedade de títulos. Como de costume, o espaço do Ziraldo era a coisa mais linda! Com brincadeiras interativas para crianças e adultos, o enorme pátio estava todo enfeitado com frases de Ziraldo que abriram sorrisos em todos os rostos, além de seus personagens épicos que flutuavam sobre nossas cabeças, é claro.



Outros estandes que chamaram a atenção foram os da Editora Intrínseca e da Galera Record, sempre cheios de adolescentes. Também passei na Devir Brasil, o refúgio oficial dos nerds na Bienal, que estava lotado de novidades quentes do RPG. Pelas ruas e avenidas literárias, também não foi difícil encontrar presenças ilustres. Assim como as estátuas mais que perfeitas pelo caminho, também havia escritores mais que perfeitos. Além de Ziraldo, que brotou em todos os cantos da Bienal em todos os dias, também encontrei com Eddie Van Feu sendo diva e divulgando seu livro de histórias fantásticas, junto com seu marido Renato Rodrigues. Ainda topamos com Bruna Camporezi fazendo a divulgação de sua história Os Segredos de Landara e passamos ao lado de Carina Rissi, a diva de Procura-se Um Marido e Perdida. Meu maior objetivo era participar do bate papo com Nicholas Sparks, mas ele foi cancelado graças à lotação. No final das contas, apenas autógrafo foi permitido, nem ao menos fotos. Meus amigos se animaram para ver Thalita Rebolças e Maurício de Souza que estavam promovendo o livro que lançaram juntos, Ele Disse, Ela Disse versão Turma da Mônica Jovem.

  
Eddie Van Feu, Bruna Camporezi e Carina Rissi

Havia também o #acampamentonaBienal, local tecnológico dentro do pavilhão laranja onde artistas que nasceram no mundo da internet como Felipe Neto ou a turma do Porta dos Fundos participaram de palestras interativas. O local era incrível, mas o único problema era o limite de 80 pessoas, que com certeza atrapalhou bastante nos dias em que grandes atrações passaram por lá.

Em suma, a Bienal foi incrível, como em todos os anos! Sim, a fila estava um pouco grande demais na entrada principal, mas quem foi esperto entrou pelo pavilhão verde e ficou menos de quinze minutos na fila muito bem organizada. Infelizmente o evento já acabou, mas acredito que a organização desse ano já nos deixou eufóricos! Até a próxima Bienal!

Minhas compras! Além dos brindes e autógrafos *-*

Visitem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário