terça-feira, setembro 03, 2013

I'm forbidden to produce milk!


Pois é, galerinha esperta. O governo brasileiro resolveu tomar as rédeas da situação e proibir a vaca de produzir leite. Está proibido fazer qualquer tipo de sorteio de produtos em redes sociais!

Mas por quê? Bom, a iniciativa do Ministério da Fazenda nasceu pra combater aquele tipo de sorteio fraudulento em que você compartilha, curte e segue quinhentas mil pessoas/páginas diferentes e o tal resultado nunca sai. Isso faz parte do início do nascimento de uma legislação de internet decente no nosso país, o que na verdade está até demorando demais para existir. De primeira eu fiquei completamente chocada com isso, até porque já estava planejando um sorteio super legal pro Pouco Sutil, mas quando pesquisei mais sobre o assunto entendi melhor e não é bem assim como todos os blogueiros resmungões estão reclamando!

O fato é o seguinte: Apenas sortear por sortear realmente não pode mais. Ir no site gerador de números e sortear uma pessoa aleatória é terminantemente proibido e você corre o risco de ter sua página interditada e ainda pagar multa! Ninguém quer isso, então vamos prestar bastante atenção. Você ainda pode fazer sorteios sim, mas apenas se você preencher formulários e pagar uma taxa à Caixa Econômica Federal, que vai ser o órgão responsável a partir de agora. Nós, blogueiros quebrados que imploramos por alguns cliques nas propagandas atrás de uns míseros centavos de dólar, não podemos e nem queremos entrar nessa certo? Aí entra o Concurso Cultural. Não é a mesma coisa que um sorteio, apesar de ser muito confundido. No Concurso Cultural, a pessoa não ganha aleatoriamente, ela ganha por mérito. Porque teve a melhor frase, descobriu o enigma mais rápido, etc. Assim e apenas assim o seu concurso se torna legal.

Fiquem de olho nas brechas:

1. O vencedor tem que receber o prêmio por mérito e NUNCA por sorte. Isso é bom para páginas/blogs de literatura ou música. Dificulta a possibilidade de posers ganharem!

2. Você não pode cobrar dinheiro pela participação. O máximo que pode ser cobrado é que a pessoa tenha um perfil na rede social escolhida pro concurso e que siga corretamente às instruções e regras.

3. O concurso não pode ser exatamente ligado a marcas ou empresas. Pode ser patrocinado por uma editora ou gravadora, mas não pode ser o "Concurso Cultural da Editora Tal" ou "Concurso Cultural Gravadora Fulana".

Cumprindo essas regras você está dentro da lei, não precisa registrar seu concurso e nem pagar e pode continuar dando brindes pra seus seguidores.

Pra saber mais sobre a lei clique aqui.



Nota: A música do título é Over The Moon do musical Rent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário