terça-feira, novembro 26, 2013

Crítica: Midnight Memories - One Direction

Obs.: Essa crítica inclui as músicas da versão Deluxe do álbum.

Gravadora: Syco Music
Gênero: Pop rock
Ano: 2013
Duração: 59 min
Nota: 9,0
Destaque: As canções Alive, Midnight Memories, Strong e Little Black Dress.

Um misto de emoções! Foi o que eu senti ouvindo o Midnight Memories pela primeira vez. O novo álbum da boyband mais badalada do momento conseguiu me impressionar em cada uma das faixas (infelizmente nem todas para o bem) de um jeito que às vezes eu tinha que voltar e tocar a mesma música duas ou três vezes pra entender se era isso mesmo.

O álbum está cheio de rock, e não qualquer rock. Rock dos anos 80! Does He Know, Alive e Little Black Dress (que já se tornou minha favorita na história da banda) foram extremamente bem produzidas, lembrando aqueles rocks antigos tão aclamados e adorados. Porém algumas como Why Don't We Go Here? não me impressionaram na questão de explorar um novo ritmo e ficaram fracas. É claro que há aquelas canções típicas de One Direction, que todos conhecemos bem e alguns amamos. Half A Heart e You And I ficam nessa categoria. Little White Lies e Diana gritaram bem alto na minha cara "HEY! AINDA SOMOS UMA BOYBAND!" e tenho a impressão de que a segunda será o próximo single, quem concorda?

Nem todas as músicas foram espetaculares, óbvio. Better Than Words por exemplo, pecou na simplicidade. Poderia ser muito melhor explorado na questão instrumental. Na verdade o álbum inteiro não traz uma grande variedade instrumental. Tive a impressão de que certas canções seriam muito melhores em versão acústica (como a própria Better Than Words, Through The Dark e Happily). Right Now é muito diferente do que eles geralmente fazem, meio eletrônica e tal, e eu não gostei, fiquei feliz por ser a única nesse estilo dentro do álbum.

O amadurecimento nas letras foi evidente. A composição teve grande participação dos próprios rapazes e também dos integrantes do McFly, o que fez diferença dos outros álbuns onde houve pouco envolvimento destes. Strong por exemplo, me deixou no chão em posição fetal com o dedo na boca de tão bela e sincera, sendo romântica sem ser clichê ou melosa. Quero mais e mais canções assim vindo dos meninos!

As vozes estão cada vez melhores, o treino intensivo está fazendo efeito! Destaque pros solos maravilhosos de Harry e Liam. Todas as vozes amadureceram, mas infelizmente como se trata de uma boyband, existe um destaque. No caso do One Direction, é o Harry Styles (tanto nos vocais quanto em clipes e divulgação). Mas mesmo assim, amamos e adoramos todos os meninos pelo incrível trabalho que fizeram juntos no Midnight Memories.

Sobre os singles já lançados, Best Song Ever e Story Of My Life, tenho opiniões divergentes. Best Song Ever traz o que eu chamo de "efeito PSY". Música e clipe que separados não fazem sentido, mas juntos se tratam de uma boa crítica. Já Story Of My Life é pouco mais que genial, clipe, música e letra! Espero que o terceiro single mostre um pouco mais da variedade desse álbum, que é enorme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário