quarta-feira, janeiro 15, 2014

Resenha: Insônia - Mari Scotti

Sinopse: Suzanna perde os pais com oito anos de idade é salva por alguém que ninguém acredita existir. Quando está perto de completar dezoito anos, coisas estranhas passam a acontecer. Dois rapazes surgem em sua vida, são misteriosos e parecem saber muito mais sobre ela do que deveriam. Ela precisa escolher entre um ou outro, mas não sabe que essa escolha mudará sua vida para sempre.

Começamos Insônia assistindo a história pelos olhos de Suzanna, uma garota (um tanto quanto mimada) órfã que vive com os avós em São Paulo. De início eu achei o núcleo de Suzanna bem chato porque ela não é meu tipo de personagem favorito. A garota é meio infantil e birrenta, o que me fez querer tacar o livro na parede em alguns momentos por estar sempre em contato com a personalidade dela. E então a história se torna incrivelmente interessante quando o primeiro boy magia entra no enredo. Pietro é um rapaz encantador que chega pra dar uma abalada na história. No começo me parece só mais um romance como todos os outros, mas os mistérios começam a aparecer e deixar tudo mais interessante. O segundo rapaz entra na história completamente misterioso. Arthur aparece como mais um aluno da escola de Suzanna e o interesse da menina por ele me parece meio forçado de início, mas existe uma explicação para isso no futuro do livro. Aliás, essa foi uma coisa que eu amei demais na história: tudo tem um motivo que vamos descobrir mais cedo ou mais tarde, não existe 'porque sim'.

O começo do livro não me prendeu de cara, talvez por falta de conflitos do meu interesse. Mas lá pelo meio da leitura eu comecei a me apaixonar pelos mistérios e conflitos bíblicos palpáveis. Sim, Insônia cita a Bíblia e histórias bíblicas. Foi mais um ponto que me cativou, pois em outros livros que abordam a temática de anjos os autores simplesmente ignoram o fato de que Bíblia, religião e Deus fazem parte da vida dos anjos. Algo que me incomodou na escrita foi o fato de que os pontos de vista mudam bastante (principalmente a partir da metade do livro) e existe o aviso "pelos olhos de Arthur" ou "pelos olhos de Suzanna". Isso me fez lembrar o mundo das fanfics, onde tal coisa também me incomoda porque prefiro que as mudanças de POV sejam mais sutis.

O triângulo amoroso me lembrou Fallen, porém o relacionamento dos três principais de Fallen vai para um caminho completamente diferente do de Insônia. Além do ciúme palpável presente em tantas cenas divertidas de Suzanna com os dois rapazes, temos também a grande questão do livro: qual dos dois garotos é do bem e qual é do mal? Aliás, até mesmo personagens secundários como os avós ou os pais falecidos de Suzanna deixam essa brecha para a nossa imaginação. Nunca se sabe ao certo quem está falando a verdade e quem está mentindo para Suzanna, quem fez o que fez por seu bem ou por interesse próprio e, em certos momentos, não se sabe nem ao menos quem é quem. Isso me deixou feliz porque aprecio histórias onde não temos certeza da natureza de cada personagem porque cada pessoa é mais de uma coisa, assim como na vida real.

!!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!! !!!ALERTA DE SPOILER!!!

O pai dela está vivo, como assim? Gente, e o que foi aquele final??????? Como assim ela vai ser julgada pra ir pro inferno, ela não fez nada minha gente!!!! A autora acabou comigo com aquilo, estou agoniada querendo logo ler o próximo!!!!!!

FIM DO SPOILER

Insônia é a primeira parte de uma trilogia e o segundo livro, Sonhos, já está em pré-produção. A autora Mari Scotti veio do mundo de fanfics mostrando que é sim possível superar o preconceito e ter uma boa obra de respeito. Torço por seu sucesso (e por um final menos desesperador no segundo livro u.u') e que consiga vender muito mais livros num mercado editorial difícil como o nosso. Se continuar nesse caminho, ela vai conseguir.

P.S.: Eu ganhei o livro da Mari com uma dedicatória linda e ela ainda me mandou quatro marcadores autografados (de Insônia e de seu outro livro, Híbrida). Podem morrer de inveja! hahaha



O que mais gostei: O universo angelical bem estruturado.

O que menos gostei: A troca constante de pontos de vista.

Nota: 8,5

9 comentários:

  1. Adoroooo o blog, continue dando suas reviews e opiniões, vou ficar feliz em conhecer as opções :D

    ResponderExcluir
  2. Lily! Eu sempre tenho receio de ler as resenhas de Insônia porque por ser meu primeiro livro, sinto ele mais cru, mas MINHA NOSSA, você me deixou com um sorriso ridiculo no rosto! Amei a resenha, as criticas, os elogios, tudo! E fiquei ainda mais feliz por você ter percebido que eu me foquei nos anjos biblicos e não em estudos infindáveis sobre angeologia que encontramos na internet.
    Para mim o anjo é o que a biblia diz e pronto. Os meus eu acrescentei coisas porque existe a liberdade poetica e poxa, queria um romance rsrs, mas mesmo assim, a essência é biblica. Poucas pessoas notam isso! Parabéns! Você leu mesmo o livro *-*
    Obrigada por compartilhar tão bem a sua leitura!

    O alerta de spoiler: HAHAAHAHA to rindo ainda! Eu adoro ser má. Se leu Híbrida já sabe disso... e o Sonhos, bem... revela mais coisas e o final é menos traumatico eu acho. Espero que goste! Estou ansiosa pela leitura de vocês.
    beijo gigante!

    Mari Scotti

    ResponderExcluir
  3. Um PS.: Os POVs. Realmente vim das fanfics e era uma fanfic tanto Insônia quanto Híbrida. No livro dois coloquei como POV também, desculpe, tenho que manter o padrão. Eu também me irritava com os POVs e fiz isso UAHUHAUAH. Sorry!
    beijooo Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi Lyli, adorei a temática do livro. Infelizmente, tenho pavor de triângulos amorosos, é algo que me dá nos nervos. A não ser quando são bem desenvolvidos. Mas valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Admito que também não sou grande fã deles não, mas até que gostei desse.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ah *-* morro de vontade de ler algo da Mari Scott <3
    Sempre leio resenhas ótimas, e essa é mais uma!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ela é um talento e ainda é uma fofa com seus leitores.
      Beijos!

      Excluir
  6. Parece que o livro te cativou mesmo, deu para sentir a empolgação na resenha. Estou um pouco saturada de triângulos amoroso no meio sobrenatural, mas não resisto a livros que tenham temas bíblicos, adoro e leria com certeza.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro quando um tema bíblico é bem inserido e a Mari soube fazer isso bem :)
      Beijos!

      Excluir